domingo, 28 de setembro de 2014

VOLTA ao DISTRITO - REGRESSO DO SSVSA ÀS GRANDES VIAGENS - 1.ª Parte.

Formalismos de embarque ultrapassados o Mercedes lá se fez à estrada e às 08.15h de um Sábado algo nebulado, atravessava o semi deserto Largo da Feira, tendo como destino as terras altas deste distrito, nomeadamente em sentido ao Lindoso. Após um sonoro bom dia, não menos sonoro que o doce trepidar do Mercedes, em resposta ao bom dia dado pelo autor do blogue, o mesmo, apresentou aos viajantes, a viagem que estava programada para o decorrer das próximas horas. Após alguns quilómetros de curvas de puro prazer, por entre paisagens de extrema beleza, quando o viajante passa por Entre-Ambos-os-Rios, onde a natureza e o verde adquirem contornos de espectacularidade, lá se deteve o Mercedes junto ao café-restaurante O Lobo, para se cumprir a primeira pausa, a pausa destinada ao café e destinada também a um breve esticar de pernas. 



























Novo arranque, desta feita, por breves quilómetros e em não menos breve tempo, o Mercedes alcançava a mítica aldeia do Lindoso onde o viajantes se iriam deliciar com a visita ao seu histórico castelo, à eira comunitária, testemunho de séculos de comunitarismo agro-pastoril para de seguida, alguns metros mais abaixo, percorrerem humanos olhos, paisagem de invulgar beleza, na barragem hidroeléctrica do Alto-Lindoso. 

Aqui a alma se retempera, aqui inquieto espírito paz encontra, aqui o som do silêncio é rei sem trono, quando do alto do promontório onde está construído o castelo, se avista tremenda e espectacular paisagem! 

Momento divertido, foi o cruzar com outra excursão, composta por alguns elementos lanhesenses também, logo ali houve troca de sorrisos e de abraços e claro, muita conversa e muita animação! 


























Haja alegria...





Encontro de viajantes de excursões diferentes...














Para mais tarde recordar...














Clique na imagem para ampliar. Fabuloso!








Curiosidades da natureza...





Rei Artur no seu castelo!










Pausa para compra de pão. A senhora, nesses minutos fez o dia, os habitantes do Lindoso é que ficaram sem pão...(risos)!











Grande Azevedo!!!





Pouca oferta, muita procura!


O homem do bigodinho branco!!!


Então a dieta!?! Pão engorda!!!





Sigaaa...







Alguns metros abaixo e depois de para trás ficar um salto de gigante no tempo junto ao Castelo do Lindoso e à eira comunitária pejada de graníticos espigueiros, assim como da fotografia de grupo, o Mercedes e este grupo de viajantes, alcançava a central hidroeléctrica do Alto-Lindoso, cruzava o tabuleiro destinado ao tráfego automóvel para a margem direita do Lima, detinha-se, e aí os viajantes observaram obra de engenharia ímpar e paisagem de cortar a respiração! Não fossem uns pingos de chuva caírem do céu e a visita teria sido perfeita, no entanto reclamar não se devia, porque as condições atmosféricas até nem eram as piores e depois de um atribulado e rotundo tombo de rabo no chão de uma das viajantes, quando a bexiga obriga a que obstáculos maiores sejam transpostos, para alívio das carnes e das bolsas de alojamento de líquidos, que fazem parte de humano corpo...(risos); todos os viajantes embarcados, o Mercedes se fez de novo à estrada, conduzido pelas mãos do Sr. Lima, tendo como destino terras de nuestros hermanos na vizinha Espanha, mais propriamente na província de Ourense em Os Baños para novo e gigantesco salto no tempo...













Tia Cila e Tia Áurea partilhando carinhos!





O autor do blogue e viajante mor chamado à cozinha...hmmm, delicioso!


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário