segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A CONVITE DO SSVSA, MANUELA SERRA VOLTA A LANHESES 35 ANOS DEPOIS.

Muito tem sido falado, comentado e  discutido, pelas ruas e caminhos de Lanheses, o filme "O MOVIMENTO DAS COISAS", de autoria da realizadora Manuela Serra filmado nos idos de 1979 e 1980, pelas pessoas que se cruzam com o autor do blogue, e é com enorme orgulho e satisfação, que o mesmo autor, anuncia aqui nesta página virtual a vinda de Manuela Serra a Lanheses, trinta e cinco Novembros depois do primeiro quando aqui chegou, trazendo na bagagem, vinda de Lisboa, uma câmara de filmar.

Com efeito, há já muito tempo Manuel Lima e Amaro Rocha, amigos pessoais do autor do blogue, tinham trocado informações com este sobre o tema focado em assunto e foi depois de um reavivar de memória da parte da amiga Irailda Sousa, ao postar o filme no site de partilhas "Facebook" que o autor do blogue foi novamente chamado à atenção para esta matéria. O download do filme foi feito...

Às escuras na totalidade, com os auriculares postos nas orelhas, qual estudioso, o autor do blogue deliciosamente durante 86" devorou as imagens compostas em longa metragem de uma Lanheses captada pelo olhar de Manuela Serra e como há muito não se vê! Pormenores deliciosos desfilaram em imagens animadas pelos castanho olhar do autor do blogue e claro, muitos desses pormenores ficaram gravados na retina e no cérebro de quem em silêncio devorou a película. Pormenores importantíssimos!

No final, uma primeira pergunta cerebral, continuadamente em silêncio? - Mas como é que alguém nesta aldeia ainda não convidou esta senhora a vir cá de novo?





Depois, vieram as longas horas de pesquisa na Internet, sendo que a informação sobre a referida senhora se mostrava escassa e muito vaga. Dificuldade atrás de dificuldade gorada, alguns organismos contactados, nomeadamente a CINEMATECA e o ICA, eis que a pesquisa e o tempo perdido começaram a dar os seus frutos e em breve, o autor do blogue falava por telefone com Manuela Serra, senhora que hoje tem a bonita idade da mãe do autor do blogue e que se mostrou de uma simpatia e disponibilidade totais e impressionantes...

O convite endereçado pelo autor do blogue a Manuela Serra, foi muito simpaticamente aceite, e é com imenso orgulho que o mesmo autor anuncia à comunidade lanhesense, numa parceria cultural com a Junta de Freguesia, a quem o mesmo autor também agradece, nas pessoas, Filipe Rocha, Hélio Franco e Cristina Rocha, todo o enorme interesse, entusiasmo e disponibilidade demonstradas no imediato, para que esta iniciativa cultural se realize e Manuela Serra possa ser condignamente recebida nesta e, pela população, desta aldeia, precisamente no mês de Novembro, tal como há trinta e cinco anos antes aquando da sua chegada!





Sábado, dia 22 de Novembro às 20.30h, a longa metragem será exibida no auditório Gabriel Gonçalves que se vai transformar numa grande sala de cinema, sendo convidada de honra Manuela Serra que estará presente e passará esse fim-de-semana com a população de Lanheses!

Solicita-se a toda a comunidade uma adesão massiva, quer pela importância do tema, do revivalismo ao reverem entes queridos que já partiram, quer pela importante temática, Lanheses há tempos muito idos, vista pelo olhar de uma jovem forasteira; uma sociedade marcadamente matriarcal, motivada pelos efeitos da emigração e profundamente ruralizada!


O convite está feito - 22 de NOVEMBRO 
 Auditório Gabriel Gonçalves.


Mais pormenores serão redigidos e devidamente publicitados, adiante!

Sem comentários:

Enviar um comentário