domingo, 16 de novembro de 2014

CIDADE DO CONHECIMENTO - A VIAGEM PERFEITA

Mais uma viagem SSVSA. A última de 2014!

Mais uma volta pelas intermináveis estradas do prazer e do saber...

Formalismos de embarque vencidos e depois de novo recorde a preencher os lugares vagos do autocarro, sempre bom tomar nota destes acontecimentos, 10 minutos a preencher 55 lugares...excelente média; lá se fez o MOCHE, com as suas cores originais, à estrada conduzido pelas experientes mãos de Pedro Silva, para mais uma viagem SSVSA, desta feita com destino à cidade do conhecimento, Coimbra.

Entre discursos, referências culturais, muita música e alegria à mistura, a viagem até Santa Maria da Feira fez-se rapidamente e em breve numeroso grupo de viajantes vindos do Alto-Minho, tomavam conta da pastelaria Garret para que se cumprisse a tradicional pausa para café e alívio das bexigas mais sensíveis, nomeadamente a das senhoras, nestes eventos, sempre trabalhadoras (risos)!


Intermináveis estradas de prazer!










A querida Princesa do Lima ficava para trás...


A bordo do ex-MOCHE, 




















Sessão de puro equilibrismo...


























Para quem não conheça, aqui fica apresentada a irmã do autor do blogue...














Paraíso de Sousa expondo os tópicos preparados sobre Coimbra.








Pormenor...


SANTA MARIA DA FEIRA - Enchente de alto-minhotos na pastelaria Garret...




















































Ainda alguém duvida da alegria nas viagens SSVSA!














O ex-MOCHE, com as suas cores originais!


Café tomado, cigarros fumados e bexigas aliviadinhas...

Seguindo rapidamente para Coimbra, onde era este numeroso grupo de lanhesenses e não só, esperado.

O brinde a quem está e a quem não está também!


Chamado de urgência à cozinha...(risos)! Cá está o autor do blogue!


Seguindo à risca o estipulado no roteiro e programado pelo autor do blogue, às 10h.30m o MAN detinha-se em Coimbra, frontalmente à entrada para os jardins da Quinta das Lágrimas, onde era esperado este numeroso grupo de viajantes pela simpática guia, Cláudia do Vale, de modo a efectuar-se a primeira visita guiada do dia.

A Quinta das Lágrimas, lendária pelos não menos lendários amores proibidos vividos entre Pedro e Inês de Castro, é para o autor do blogue, ponto de referência e de visita a quem se desloque em turismo à cidade do conhecimento. Ali, naquele lendário espaço, bem real, ao contrário das lendas que ele origina, pode maravilhado forasteiro, maravilhado ficar, ao contemplar históricos jardins onde abundam espécies de árvores exóticas plantadas por reis e por outras personalidades históricas em tempos idos, alguns já com alguns séculos de existência. Uma maravilhosa ode à beleza natural, onde se combinam de forma perfeita, natureza e história!











Início da visita à Quinta das Lágrimas.








Lendário espaço!


Gigantesca, imponente e não menos fenomenal Figueira-da-Austrália!





A simpática guia Cláudia do Vale.


Bambús.







Sequóias! A maior espécie de árvore do planeta, e talvez, a que mais longevidade pode alcançar; uma destas árvores pode facilmente viver se nenhum acontecimento natural ou mão humana a afectar, mil anos! A que se vê em destaque na fotogtrafia foi literalmente rachada ao meio por um raio e mesmo assim sobreviveu. Estes exemplares foram mandados plantar pelo duque de Wellington aquando das suas várias estadias na Quinta das Lágrimas.


A fotografia de grupo.





O suposto e lendário local da decapitação de Inês de Castro.


As lágrimas de Inês de Castro.












































Apreciando o jardim medieval.


Depois o jardim romântico!





Panorâmica.


Ficava assim completa a visita à Quinta das Lágrimas, sob as explicações da generosa e muito simpática Cláudia do Vale, local emblemático e histórico e que deixou maravilhados todos os viajantes deste grupo. Como complemento a esta visita, conduzidos agora pelo autor do blogue e com as explicações deste, visita a Santa-Clara-a-Velha, onde muito provavelmente contra todas as lendas, Inês de Castro foi morta e onde durante muitos anos a corte portuguesa viveu. 





Pausa para almoço, de escolha livre, tendo sido escolhido por muitos destes viajantes, restaurante na baixa coimbrã, junto à Igreja de Santa Cruz, local e próximo ponto de visita desta viagem SSVSA. A chuva voltou a cair dos céus durante esta parte da tarde, por sorte, quando os viajantes aconchegavam o estômago...



















Da parte da tarde, dois grandes pratos a serem servidos, Igreja-de-Santa-Cruz e Universidade de Coimbra. Depois de se juntar ao grupo a nova guia, Dª Milai, partiu este grupo à descoberta da igreja que alberga os restos mortais de D. Afonso Henriques e seu filho D. Sancho I, numa autêntica viagem no tempo aos primórdios do nascimento da nacionalidade portuguesa, este grupo, sob as muito completas explicações da simpática guia, Dª Milai, prestou homenagem a duas personalidades históricas e icónicas de Portugal e, ali humano olhar se deteve contemplando a extraordinária beleza que marca esta fabulosa igreja! 


Fachada manuelina da Igreja-de-Santa-Cruz.


Sob as explicações da guia Milai.


Pormenores de grande beleza e historicidade.













Túmulo de D. Afonso Henriques.

















Túmulo de D. Sancho I.


Pormenores de riqueza ornamental.







Uma palavra para descrever Santa Cruz - Fabulosa!


Logo em seguida, entrada dos viajantes no MAN e o destino seria a Universidade de Coimbra. Passagem pelas ruas mais icónicas de Coimbra e explicações de Milai acerca deste e daquele ponto mais importante em termos históricos. 
Chegar à zona da universidade é o mesmo que dar um salto no tempo, aos tempos da velha senhora, com os blocos de prédios dos vários departamentos da universidade edificados em quarteirões geométricamente desenhados e depois de ultrapassada a Porta Férrea e chegar o viajante ao Pátio das Escolas, é o mesmo que voltar o viajante no tempo, aos tempos da realeza onde príncipes e princesas se passeavam por estes históricos Paços.

Este era o último ponto de visita desta viagem SSVSA e sob a completa e total sabedoria de Milai, este grupo de viajantes ficou a conhecer aquela que é uma das mais famosas universidades do mundo e uma das mais antigas do velho continente, património da UNESCO e o mais marcante local de visita desta cidade, Coimbra. 

Já muito foi dito sobre a universidade, ou até tudo, pelo que prefere o autor do blogue, postar as fotografias referentes à visita, lembrança futura de horas deliciosas de aprendizagem e ao mesmo tempo lazer!


Pedro Silva ao volante, sempre seguro.


Milai, excelente guia.





Milai.


Icónica fachada da revolta estudantil de 1969.


Edifícios da universidade dos vários departamentos.











Porta Férrea, entrada para a parte histórica da Universidade de Coimbra.


Pátio das Escolas.


Entrada para a Biblioteca Joanina.


À esquerda a "CABRA", torre sineira da universidade.








No interior da capela da universidade.


Interior da Biblioteca Joanina.


Sala dos capelos.


Idem.


E no bar...(risos).











Caras lindas.






Mais uma fotografia de grupo.



A Cabra.





Sé Velha vista das janelas da universidade. Edifício emblemático e histórico de Coimbra.






Alta ia a tarde, aliás a noite, quando a visita terminou. Um grupo mais rico em sabedoria e com os olhos repletos com a beleza daquilo que viram, deixou para trás este emblemático espaço nacional. Era tempo dos lugares serem de novo ocupados no MAN e preparar o regresso a casa, em Lanheses, e foi ao som do fado de Coimbra, depois da despedida a Milai, que o MAN conduzido por Pedro Silva se fez de novo à estrada. Pelo meio tempo para os tradicionais agradecimentos, discursos entre pausas para uma sandes de leitão e mais uma ida à casa de banho. Lanheses era já ali e o "Cidade do Conhecimento" entrava assim na sua recta final. 


Área de serviço da Mealhada. Pausa para a sandes de leitão, afinal de contas o MAN estava na Bairrada...


Lindo casal. Reflectindo a extraordinária beleza da juventude.


Cansaço de final de dia...











Sousa e Estela, inicIantes nestas andanças SSVSA.


Outros optaram pela leitura...


Na penumbra do MAN o autor do blogue brevemente fechando os olhos, relembrou todo o dia e satisfeito pode concluir que esta viagem se pautou pelo sucesso. Todos os pontos a visitar, visitados foram, os horários cumpriram-se e este grupo de viajantes merece do autor do blogue um tremendo votos de parabéns pela forma cívica e atenta como se comportou, a todos os níveis. 

Em breve o MAN se detinha em Lanheses. Quinhentos quilómetros depois, o "Cidade do Conhecimento" chegava ao fim e muitos foram os que felicitaram satisfeitos, o autor do blogue pela iniciativa!

O Something Special do Vale da Serra d´Arga continua e bem a sua viagem pelas estradas da amizade, do saber e do prazer...

Terminam as viagens SSVSA neste ano de 2014, terão início já no primeiro trimestre de 2015...


A viagem não termina nunca, só o  homem termina e enquanto o homem sonhar  a viagem não irá terminar!

Até já!


Sem comentários:

Enviar um comentário