domingo, 23 de novembro de 2014

MANUELA SERRA E LANHESES - O REENCONTRO 35 ANOS DEPOIS...

Foi entre alguma emoção, muitíssimos sorrisos, muita conversa e muitas trocas de olhares entre pessoas que se vêm, que Manuela Serra e Lanheses se reencontraram trinta e cinco anos depois da sua passagem por esta aldeia aquando da realização da longa metragem "O Movimento das Coisas". 

Em cerimónia com palestra a condizer, entre os discursos do presidente da Junta de Freguesia, do autor do blogue e da própria Manuela Serra, se apresentou este filme às gentes da comunidade com a presença da referida cineasta e outro se fez, dado que a mesma cerimónia gravada foi, por um grupo de cineastas que acompanha Manuela nesta visita a Lanheses, tendo em vista memória futura. 

Não será de jamais de esquecer, a beleza nos gestos e nas feições, quando cineasta e actores, membros das famílias Caldas e Gomes que participaram no filme e estiveram presentes nesta cerimónia oficial , se reencontraram, se olharam frontalmente e trocaram cumprimentos e, por minutos, conversaram. Depois seguiu-se a exibição do filme, que nunca tinha sido feita na aldeia que lhe serviu de cenário, facto que durante anos atormentou o espírito de Manuela Serra e que neste Sábado à noite se cumpriu. Descansada possa deixar a mente da sua mentora e realizadora. 



Lanheses e Manuela Serra reencontraram-se trinta e cinco anos depois, homenagem a Isabel Caldas foi prestada, e a todos quantos participaram no filme, em momento cultural de elevado nível. 


À conversa com "Tone Zé", um dos actores no "Movimento das Coisas".


Muito público na exposição fotográfica que Manuela Serra fez questão de apresentar.














Casa cheia em noite deveras "quente".


Manuela Serra ladeada por Filipe Rocha e Sérgio Moreira.











Trinta e cinco anos depois Manuela Serra fala a Lanheses.



APÓS A EXIBIÇÃO DO FILME




Manuela fez questão de responder a questões que lhe quisessem direccionar. 


Imagens do convívio que se seguiu à cerimónia, em verde branco de honra.


Manuela Serra ladeada pelos membros da família Gomes, actores na sua longa metragem.


Para mais tarde recordar...























Feliz!?! Fica a incógnita...


Um amigo de nacionalidade japonesa em visita a Lanheses, bem acompanhado...










Noite alta, terminava a cerimónia e satisfeitos, rumaram a casa todos aqueles que privaram bem de perto com a cineasta. 

Este Domingo, nova exibição do filme em segunda sessão, às 14.30h após a qual se seguirá a despedida a Manuela Serra e a todo o grupo de cineastas que a acompanham. Será por certo não um adeus, antes um até já, a este grupo de pessoas maravilhosas, que de hoje em diante sabem, terão as portas desta aldeia abertas de par em par para recebê-los sempre que o desejarem!


PS - Seria de todo ingrato que o autor do blogue não agradecesse aos membros da Junta de Freguesia, a fabulosa forma como prestaram ajuda ao autor do blogue na organização deste evento e na realização da cerimónia.  Aqui fica um público e tremendo voto de agradecimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário