quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A "ALCATEIA DO ATLÂNTICO" - LOBOS NA ENCOSTA DE SANTA LUZIA

Péssimas notícias para os proprietários de gado ovino e caprino, talvez boas notícias para os amantes da natureza e da biodiversidade. Segundo notícias vindas a público, para os lados de São Mamede, na encosta da serra de Santa Luzia têm-se verificado ataques aos rebanhos de ovelhas e cabras, supostamente por lobos e até há quem afirme ter avistado um. 

Há mais de vinte anos que a presença de lobos, palmilhando as encostas das serras de Santa Luzia e da Serra d´Arga  não é monitorizada nem avistada, pelo que segundo alguns especialistas na matéria, poderá ser um lobo velho, ou até mais jovem, mas, um indivíduo expulso da sua alcateia, como muito naturalmente costuma acontecer nesta espécie animal e que vem palmilhando estes montes em busca de alimento, encontrando junto a São Mamede alimento para sobreviver.


Lobo-ibérico


Ainda há poucos dias surgiram na mesma serra, ossadas de garrano de porte considerável e a ser assim, presume o autor do blogue, que bem conhece a espécie, será de todo pouco provável que um lobo só, provavelmente faminto, ou seja, longe das condições físicas ideais, conseguisse matar um animal de tão grande porte, como o é o garrano. 

Caso seja um grupo de lobos, feliz pensa o autor; - Estará de novo "viva" e bastante activa a fabulosa "Alcateia do Atlântico"?

Talvez sim, e nesse caso estamos todos perante uma das mais fabulosas notícias do mundo animal, nestes últimos vinte anos em termos de biodiversidade!

Assim seja...

Sem comentários:

Enviar um comentário