quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

DIGO-TE ADEUS E OBRIGADO

Natureza e mais natureza!

O autor do blogue deixará para trás o Talasnal, abandonado ao frio que o tolhe, à visita nocturna de alguns veados ou cervos não tão tímidos e ao imenso número de gatos que por aqui vivem os seus dias entre noites gélidas e alguns banhos de Sol diurnos, quando o mesmo surge por trás das grandiosas fragas da Lousã e quando as nuvens não encobrem estes cumes num denso e fantasmagórico nevoeiro que deambula lentamente, embrenhando aldeias, animais, vegetação e as pessoas...

Característica que ocorre por todas estas aldeias xistosas de beleza singular, é o grande número de pequenos felinos, primos dos tigres na Ásia e dos leões em África, que por aqui vivem, os gatos. Há-os de todas as cores, castanhos, pretos, brancos, pardos e até muitos com mistura de variados tons; uns mais belos, outros não tanto, todos com o pêlo maior que o dos seus primos que habitam regiões de clima mais ameno e de tamanho realmente colossal; um houve que com o autor do blogue desenvolveu relação especial e todas as noites surgindo do nada assim como do meio do frio cortante típico da serra, surgia na varanda da moradia ocupada pelo referido autor e se alimentava com as guloseimas que, deixadas num pequeno prato adaptado ao efeito, se é que àquilo se lhe podia chamar prato, enchia a pança com um gourmet  não ao alcance de qualquer outro dos seus vizinhos gatos. 




Ainda há poucos minutos se alimentou com um repasto digno de um rei gato, talvez como o Gato das Botas e, tristemente; agora vem a parte triste, desapareceu na escuridão gélida da noite serrana e o autor do blogue sente-se triste porque uma despedida não deveria ser assim! 

Deveria acontecer no mínimo um olhar, uma escapadela furtiva, tão típica dos felinos, mas sempre com um ligeiro, paro agora, olho para trás e pronto - Digo-te adeus e obrigado! Nada disso aconteceu, o gato das botas, amigo do autor do blogue por quatro longas noites ao frio, entre faustosas refeições para o primeiro e muitos cigarros fumados para o segundo, não agradeceu e assim talvez estes dois seres, cujos olhares azul e castanho poderão não mais se cruzar deixaram de se ver sem dizer um - Adeus!

Mágoa! Esta historieta metaforizada, mas totalmente real, é também sinónimo da despedida que o autor do blogue se prepara para fazer à Lousã, a esta serra que o acolheu como só as serras sabem alguém acolher, com chuva e frio, mal disposta e regateira, mas bela, tão deliciosamente bela e por isso se lhe perdoem todos os maus ímpetos e caprichos unicamente regidos pelas leis da mãe natureza. 

O autor do blogue não terá a ingrata atitude do gato das botas, seu amigo e parceiro por quatro longas noites e saberá olhar para trás, não dizendo adeus, mas, - Até breve! - à serra e à aldeia que lhe tolheram o coração por quatro longos dias, entre intermináveis estradas e curvas de prazer, entre quilómetros nocturnos guiado por fadas e duendes, percorrendo todo este maravilhoso mundo, difícil de se acreditar que em Portugal ainda existam paraísos tão belos como este aqui, encontrado, percorrendo o fenomenal e belíssimo mundo mágico das Aldeias do Xisto!


Talasnal, a aldeia que acolheu o autor do blogue.


Olhando para trás - Até breve, ou se tiver de o ser, adeus Lousã! Talvez agora fumando outro cigarro ao frio da noite, o autor do blogue encontre o gato das botas e ambos se despeçam!


Sem comentários:

Enviar um comentário