sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O NINHO DE CEGONHA-BRANCA QUE JÁ LÁ NÃO ESTÁ!

O alerta foi dado por um amigo do autor do blogue, que nas suas deslocações diárias para o local de trabalho, por momentos, se deleitava com a visão do ninho de cegonha-branca que ocorre no alto de um poste na ETAR à saída de Lanheses para Ponte de Lima, e por alturas da primavera e verão, com a visão das referidas aves no gigantesco cesto feito de ramos de árvores e lama, como é normal nesta espécie alada.

Mais cedo ou mais tarde o autor do blogue, lá para finais de Janeiro, princípios de Fevereiro, quando voltam os bandos das primeiras cegonhas que chegam para estes lados, veria também in locco, tal como o seu amigo viu, que o referido ninho, tristemente já não ocorre no alto daquele famigerado poste!

Alguém o retirou ou mandou retirar, e em seu lugar colocou dispositivo que impede que esta bela espécie alada procrie como tem vindo a ocorrer, pelo menos há três anos consecutivos a esta parte. Esta espécie é protegida por lei, sendo que os seus ninhos, depois de elaborados não podem ser destruídos ou mudados; desconhece o autor do blogue, quais os motivos que levaram a errada decisão e tomada de atitude como esta, ou se até o ninho foi mudado de local, no entanto é importante deixar aqui um lamento, para uma situação triste e deveras revoltante! 


O poste onde ocorria o ninho de Cegonha-branca.


Eis o que resta do grande cesto...






Imagine o leitor, qual será a sensação do casal de cegonhas quando depois de longa e cansativa viagem, chegando a "casa" não encontra a mesma! Talvez e por certo, a mesmíssima e dolorosa sensação que sentiria o caríssimo leitor depois de uma viagem algures por aí, chegando a sua casa e em vez desta ver um local vazio, um nada...

Para o amigo do autor do blogue, fica a triste certeza de que as suas viagens diárias para o local de trabalho, depois deste acontecimento mal explicado, se tornam certamente mais tristes ao olhar. 

O autor do blogue lhe deixa aqui um abraço pelo alerta dado, se é que por algum acaso lhe serve de consolo! Bem hajas!

A perder, fica Lanheses e toda a sua comunidade, quando se colocam entraves como estes, ao desenvolvimento das espécies, natureza e biodiversidade! 

TRISTE...


Sem comentários:

Enviar um comentário