domingo, 4 de janeiro de 2015

ENCONTROS NA NOITE DE NATAL - TAL - TEATRO AMADOR DE LANHESES

Casa cheia em noite muito quente, pese embora o frio cortante que no exterior do edifício da Junta de Freguesia se fazia sentir, para quase oito dezenas de pessoas assistiram à estreia da peça de teatro - Encontros na Noite de Natal - performizada por elenco do (embrionário) TAL - Teatro Amador de Lanheses.

O sarau começou na bela sala da biblioteca com Esmeralda Rocha, perante os presentes, lendo poema alusivo ao tema, a que se lhe seguiu um breve discurso da parte do presidente da edilidade, professor Filipe Rocha, tecendo considerações várias, sobre o teatro e o projecto embrionário que está a ser desenvolvido, tendo em vista que não se perca uma grande tradição cultural marcadamente desta aldeia. 

Em seguida e depois de todos ocuparem os lugares vagos no auditório Professor Gabriel Gonçalves, "levantou o pano" e a peça teatral estreou com tema musical a condizer. Servida com texto adaptado por Sérgio Moreira e encenação a cargo de Alexandre Martins, em "Encontros na Noite de Natal" é encenado um encontro na noite de natal, na rua, entre pessoas distintas e dos mais díspares quadrantes da sociedade, preocupadas com os seus problemas pessoais, esquecendo o verdadeiro espírito de natal; como hoje em dia muito acontece (por vezes) com cada um de nós. Um homem rico fica na rua com o carro avariado, uma cantora snob espera impacientemente o seu motorista, uma jovem fugiu de casa para encontrar o seu namorado, uma vendedora aflita por vender as suas filhoses e fazer dinheiro não as consegue vender, tudo sob o olhar espantado do mendigo, perante tal confusão, que dorme ali naquela praça pública e para quem o Natal nada diz! Até que surge em cena uma estranha turista vinda de longe e a todos molda o espírito com o seu modo de pensar. Numa clara alusão e chamada de atenção para que não se percam os mais elementares motivos pelos quais se comemora a festa natalícia, no final as tais cerca de quase oito dezenas de pessoas aplaudiram efusivamente o elenco que através de vénia a condizer, agradeceu a tremenda ovação!







































































Filipe Rocha, no final da encenação, proferiu novas palavras agradecendo a todo o elenco encolvido na elaboração da mesma, a todos quantos também numa gélida noite se dispuseram a abandonar o conforto do lar para apreciarem esta peça teatral, para no final entregar a cada um dos participantes singela lembrança em agradecimento pelo esforço cometido para que a peça teatral fosse um êxito. 

Segui-se como já é tradição, o verde de honra e alguns minutos de alegre convívio!


























Passado todo o nervosismo, que refira-se, até nem foi assim tanto, e olhando para trás no tempo, o autor do blogue sente-se extraordinariamente agradecido a todos os que vieram participando na encenação desta peça teatral e aceitaram o convite da parte do mesmo, para nela participarem. Foram muitas as noites, quando bem se estava em casa, "abrigadinhos" do frio cortante que se fez sentir por muitas e diversas delas, em que todo o elenco se dirigia para o edifício sede da Junta de Freguesia de modo a ensaiar. Fica aqui o agradecimento pessoal do autor do blogue à Irailda e ao Zé Manel "Igo", pois muitas vezes deixaram os filhos e o lar para ensaiarem afincadamente, em especial à Iralilda, pois durante todo este processo ainda passou por intervenção cirúrgica e mesmo assim não desistiu; aos pais da jovem Madalena, Hernâni Sousa e Manuela Franco pela autorização dada à filha para que participasse na peça e com espírito de sacrifício a levavam aos ensaios, à própria Madalena pelo modo fenomenal como se deu ao seu personagem, à Vera Marinho sempre solícita e sempre bem disposta, graças a ela e às garrafinhas de Porto fino todo o elenco muitas vezes aqueceu, à Rosa Maria Franco, quando a cabeça e os olhos pesavam, prontamente acordava e ensaiava afincadamente e, finalmente, também ao Alexandre Martins pelo modo fantástico como se deu e encenou esta peça teatral! 

Ficará na lembrança de todos como - O treinador!

Foi um tremendo prazer, entre amigos, passar estes quase dois meses de ensaios, na vossa companhia! Bem hajam! 


O autor do blogue deixa aqui um repto, o repto de que mais pessoas adiram a este projecto embrionário que é o - TAL - TEATRO AMADOR de LANHESES - e que não se perca uma das mais elementares e mais carismáticas tradições culturais desta aldeia, o teatro amador. Todos os que queiram participar serão excepcionalmente - BEM VINDOS!!!

Filhos apareçam, pais, venham com os vosso filhos, amigos e conhecidos também! Que se mantenha viva esta nobre tradição!

TAL - TEATRO AMADOR de LANHESES


Sem comentários:

Enviar um comentário