sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O MOVIMENTO DAS COISAS - 35 ANOS DEPOIS NOVO FILME A EXIBIR NA CINEMATECA

Novembro foi o mês em que Lanheses, a convite do autor do blogue e com o inestimável apoio da edilidade lanhesense, recebeu, trinta e cinco anos depois de ter sido nesta aldeia rodado, Manuela Serra a cineasta responsável pela sua realização e autora do mesmo. Foi acontecimento muito falado pela aldeia, com duas exibições do filme dada grande adesão da comunidade, quer para rever a cineasta, quer para em ecrã panorâmico, assistir à projecção do filme!

Com Manuela, chegou a Lanheses também, um grupo de jovens cineastas que aproveitaram a estadia na aldeia para rodarem nova película, em torno deste filme histórico para a história do cinema realizado e produzido em Portugal, com Manuela Serra como protagonista e o seu reencontro com  aldeia que nos idos de 79 e 80 a acolheu e lhe permitiu rodar o seu filme e concluir o seu projecto. 

Uma justa homenagem a uma fabulosa senhora que infelizmente muito já perdeu na vida mas que veio a ganhar outro tanto com o seu reencontro com Lanheses e com as suas gentes! Ganhou a estima, admiração e carinho de gente simples, mas que a admira, pelo modo fascinante como retratou uma aldeia perdida no norte de Portugal entre as fraldas da Serra d´Arga e do rio Lima!


Este dia 20 na Cinemateca Portuguesa estará em exibição o novo filme/documentário produzido e realizado por este fabuloso grupo de jovens cineastas, tendo como protagonista Manuela Serra e Lanheses no seguimento da filmagem há trinta e cinco anos atrás de "O movimento das Coisas", segundo cartaz que abaixo se posta em imagem.





O autor do blogue sentindo-se deveras honrado, foi convidado a passar o fim-de-semana na luminosa Lisboa, para assistir a esta estreia, mas compromissos familiares o impedem de estar presente. 
No entanto fica aqui a promessa do autor do blogue, por alturas do Verão, de novo em Lanheses, nova filmagem venha a ser projectada e aconteça novo reencontro entre Lanheses e Manuela Serra.

Ao Zé, ao Mário, à Marta e à Manuela Serra, o autor do blogue deixa aqui um cumprimento amigo e votos de que a estreia venha a ser um sucesso!

O (bom) cinema português bem o merece!


Sem comentários:

Enviar um comentário