sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

OSLO TÃO BELA E DE NÓS, TÃO DIFERENTE 2

Oslo é uma cidade relativamente pequena, quando comparada com outras capitais europeias e se, como o autor do blogue, alojados estiverem num hotel localizado bem no centro da cidade, como o THON HOTEL CECIL***, entre o belíssimo edifício do parlamento norueguês e o majestoso edifício do Teatro Nacional, então tudo está ali à mão para ser observado e numa pequena caminhada o viajante tomará conhecimento das belezas que a cidade tem para mostrar. Desde logo a artéria principal da cidade a Karl Johans Gate, que liga a estação central ao Palácio Real, edifício majestoso e que o autor do blogue achou curioso, contrapondo com os edifícios estatais em Portugal,  não ter um único gradeamento que o proteja da plebe e onde os naturais e estrangeiros se passeiam livremente, nomeadamente pelos seus jardins, já seu interior a história é outra e visitas só entre os meses de Julho e Agosto! Até nisso os noruegueses são de latinos diferentes! Depois ocorre ali num ínfimo número de metros quadrados toda uma série de construções monumentais, tais como a Universidade, a Galeria Nacional o City Hall (Câmara Municipal) a Opera, a Catedral e até o Hard Rock Café, este último, inserido num belíssimo edifício!


Parlamento norueguês.


Grand Hotel, monumental edifício onde no seu topo se erguem as bandeiras dos países escandinavos, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.


Fabuloso City Hall, uma espécie de câmara municipal, aqui se fazem cerimónias de entrega do Prémio Nobel.



Universidade de Oslo.



A extraordinária beleza do Palácio Real.



Idem...



Aproveitando para esquiar, sem esquis, no gelo sempre abundante...(risos)!



Monumental edifício do Teatro Nacional!


Idem...



Artéria principal em Oslo.


















Catedral de Oslo.



Aliados, classicismo e modernismo, Oslo é assim!






Hard Rock Café Oslo


O mediático e moderno edifício da Opera de Oslo, uma espécie de "Casa da Música" da cidade, como no Porto, embora em escala muito maior.









Todas estas atracções se encontram relativamente perto umas das outras e que melhor cenário do que estes para se iniciar uma visita a esta bela cidade.

Mas Oslo não se fica por aqui, existem "trilhentos" outros  atractivos para serem visitados, quer mais ou quer menos distantes, alguns deles a cerca de oito quilómetros do centro da cidade, e que merecem a atenção do viajante que se desloque à capital norueguesa, distribuídos por monumentos ou museus de relevar importância.

O autor do blogue visitou alguns daqueles que mais importantes para si acha e que se seguirão num próximo tópico, aqui no blogue, a ele destinados.

Sem comentários:

Enviar um comentário