sábado, 28 de fevereiro de 2015

OSLO TÃO BELA E DE NÓS, TÃO DIFERENTE

O viajante que entra no FRAM MUSEUM fica logo ali à entrada, tal como no VKINGS SHIP MUSEUM estarrecido perante a colossal visão que se perfila perante o olhar. Ali fechado entre "quatro paredes" e em "doca seca" (coberta) repousa um dos mais míticos navios jamais construídos para ser posto ao serviço da ciência, do conhecimento e do estudo. Construído de raiz para aguentar as mais duras condições climatéricas, os rigores dos mares do sul e do norte e de modo a estar preparado a ficar encalhado largos meses entre mares gelados, o FRAM foi o meio utilizado para que se explorasse uma das poucas áreas do globo terrestre que ainda não estava explorada, o não menos mítico, como o navio que ali chegou, Pólo Sul. 

A bordo e capitaneando-o Roald Amundsen, explorador e estudioso norueguês, venceu a batalha no início do século passado, pela conquista do pólo sul tendo sido o primeiro homem a colocar uma bandeira no ponto mais a sul do globo terrestre. 

O autor do blogue não vai entrar aqui em grandes explicações sobre estes e outros feitos, ou até sobre o navio, a informação está toda aí, espalhada pela Internet, apenas deixa uma recomendação, a de que, uma vez esteja em Oslo, não deixe o leito(a) de visitar este fabuloso museu e privar bem de perto com uma das mais míticas jóias da construção naval. 

Prepare 200K (coroas norueguesas) o equivalente a 23€ e maravilhe-se com um (bom) pedaço da história da exploração dos pólos, onde até poderá ver ursos polares e focas, embalsamados.






















Ao longo das paredes do museu está patente uma exposição muito interessante e completa, percorrendo os vários anos de história do navio, desde a sua construção até à sua atracagem em doca seca, onde actualmente se encontra albergado, pelas paredes e tectos do museu. 
Algumas das fotografias atrás postadas fazem parte dessa exposição e se, se escrever acerca do FRAM também se deve escrever acerca de Amundsen, com o navio tão conotado, ele que afirmou,que a base do seu sucesso para alcançar o pólo sul, foram os cães, sem eles e a sua força puxando trenós, jamais teria conseguido vencer a batalha pelo Pólo Sul...

Deixando o navio e o seu museu, entre inúmeras outras atracções visitadas uma nota final para um dos mais conhecidos e importantes locais a visitar em Oslo, o interior, pejado de salões ricamente ornamentados do Oslo City Hall, e o seu mais famoso salão, onde no mesmo, se faz a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz. 























Salão da Assembleia Municipal.





Encerra-se assim esta breve descrição relativa a Oslo, que segundo projectos do autor do blogue, não se quedará por aqui. No entanto será sempre de referir que uma das capitais mundiais que mais dizia ao mesmo autor, não defraudou em nada o modo como a imaginava e a termenda vontade que sentia em visitá-la!

Oslo tão bela, no entanto, de nós tão diferente, na passagem para o norte, o caminho para o norte como diz o nome do país que a alberga, recebeu o autor, de modo frio, gélido mesmo, no entanto absolutamente bela!

Talvez em breve, Copenhaga, o estabelecer de uma base em território dinamarquês e daí explorar toda a Escandinávia e Repúblicas Bálticas, que tanto apelo e apego ao espírito do autor do blogue, fazem...

A viagem não termina nunca, só homem termina...


Sem comentários:

Enviar um comentário