domingo, 19 de abril de 2015

AMIGO - Palavra que se está a banalizar!

Não é o autor do blogue, um coleccionador nato de amigos! Ponto assente!

Aliás, o termo - amigo - nunca, como hoje em dia, se está a banalizar tanto e é com espanto que o mesmo autor ouve vezes sem fim inúmeras pessoas referirem-se a outras tantas e inúmeras outras pessoas como seus amigos! Basta ver o que se passa com as redes sociais. Para que as pessoas se relacionem entre elas online, nessas mesmas redes sociais, vêem-se obrigadas a optar por uma aceitação de pedido de amizade, que depois resultará num processo de troca e partilha de conteúdos, desabafos entre outras coisas, mais próprias da amizade e não tão próprias da mesma amizade! Confuso! Isto deixa o autor do blogue preocupado, ou melhor, pensativo!

Será esta pessoa indigna de amizade? Contando pelos dedos de poucas mãos, será este o número de amigos que o autor do blogue tem na sua conta pessoal! 

Não está o autor do blogue aqui a criticar abertamente as redes sociais, antes pelo contrário, até as acha úteis em certa medida, aliás, ele próprio partilha conteúdos numa rede social e tem, como todos têm, amigos! Uns mais que outros, outros nem tanto! E é aqui que o autor do blogue quer chegar e lhe provoca confusão mental, a facilidade como as pessoas aceitam amizades vindas de qualquer lado! Para ver esta e aquela fotografia de fulano e de fulana por vezes temos de ser amigos! Isto não é amizade, isto é cobiça, por vezes inveja e muitas das vezes curiosidade mórbida e banal! O autor do blogue utiliza a rede social, desde logo para promover este blogue e sempre, partilhando conteúdos com os seus amigos e os que estão nessa lista de amizades são verdadeiros amigos, principalmente aqueles que lhe são familiares, aqueles que lhe são íntimos!

Assim se vai banalizando o termo - amigo - uma palavra que deveria ser conotada e limitada ao termo - intimidade - e não tão abrangente e banal como hoje em dia o é e, se vai cada vez mais tornando! O amigo do autor do blogue é aquela pessoa com quem ele desabafa, partilha emoções e os mais recônditos segredos, dores e preocupações, está ali para o bem e sobretudo para o mal quando a vida não vai bem, está ali para abraçá-lo e acarinhá-lo, talvez por isto tudo o autor do blogue afirme que amigos tem muito poucos, conhecidos, isso sim, tem muitos, assim como outros tantos com quem simpatiza, agora, amigos...não! 

O ser humano, dada a sua complexidade física e psicológica, provido de biliões de células e neurónios é um ser de difíceis relações, mesmo que seja um ser por natureza social e, dada essa complexidade física e psicológica existente e que ninguém pode negar, que torna o relacionamento entre os indivíduos desta espécie por vezes em algo tormentoso, espanta o autor do blogue como certas amizades se tornam fáceis, banais, tão abrangentes!

Talvez devêssemos rever o conceito da palavra amizade e do termo - amigo! Talvez esteja o autor do blogue completamente equivocado! Talvez as palavras, amizade e amigo, nos dias de hoje, dos tempos modernos, não suscitem a importância que deveriam suscitar e se esteja, como sente o autor do blogue, por vezes de forma ridícula, a banalizar!


Aos poucos amigos seus, o autor do blogue deixa um abraço...amigo!


Sem comentários:

Enviar um comentário