segunda-feira, 6 de abril de 2015

PÁSCOA EM LANHESES!

O progresso, o avançar e desenvolver de tecnologias novas e outras já existentes, permitem ao homem moderno, como permitiram ao autor do blogue, às sete da manhã, estar em Barcelona e às dez, da mesma manhã, estar fisicamente a mil e duzentos quilómetros da cidade de Gaudi, em Lanheses e acompanhar de perto esta festa da Páscoa!

Segundo dia desta festa, o autor do blogue testemunhou in loco, um inédito; o executivo da Junta decidiu abrir a porta do edifício de todos nós ao Compasso Pascal e permitiu a muitos lanhesenses  que ocupavam a sala da biblioteca, beijassem a cruz no seu interior. Alegria, algazarra e colorido típico destas festividades não faltaram, com o presidente, professor Filipe Rocha de cruz em mãos dando a beijar a quem o desejasse!


A chegada do compasso.


Recepção e boas-vindas!


Casa cheia...


O presidente da edilidade dando a cruz a beijar.



































Em repouso...








Mãe e filho, para mais tarde recordar.


Uma palavra muito especial de parabéns à Cristina Rocha, responsável por esta mesa de doces tradicionais, alusivos à festa da Páscoa, como era uso e costume em tempos antigos e de pouca fartura!


Beijinhos...


...e miminhos!


Não faltaram os rebuçados da Páscoa.


Acompanhados pelo gigantesco barulho saído dos bombos do grupo de Zés P´reiras.




O Compasso Pascal seguiu na direcção de outras casas no lugar de Lamas, onde algumas famílias o esperavam. Breves momentos presenciados pelo autor do blogue, sob a alegria das gentes de Lanheses, em festa, nesta festa da Páscoa.







Agora, resta ao autor do blogue descansar da viagem e preparar nova jornada de trabalho, pois a semana começa à segunda-feira e não à terça, como começará (e muito bem) para muitos lanhesenses. Fica aqui um registo fotográfico simples e conciso da festa da Páscoa em Lanheses, dedicado a todos os lanhesenses, em especial, aos que estão pelo mundo espalhados e se viram impossibilitados de voltar à terra natal para abraçar familiares e amigos, nesta festa sempre tão colorida, os emigrantes! 

Time to sleep...


Sem comentários:

Enviar um comentário