sexta-feira, 22 de maio de 2015

INACREDITÁVEL!

Inacreditável! É esta a palavra que o do blogue encontra para definir o que de pior tem acontecido nesta noite e aliás, ao longo do dia.

Triste sina e não menos triste imagem, a de uma região que se viu privada de acontecimento desportivo de relevo, (apesar de relevo algum ter para quem aqui escreve, refira-se) como o Rali de Portugal, e que agora, passados muitos anos, novamente com classificativas a disputarem-se em pleno Alto-Minho, nomeadamente no afamado e há muito aclamado troço de Cabração, se esteja a viver uma das piores noites de que há memória, pois um gigantesco incêndio tomou conta dos montes da Serra d´Arga, e desceu encostas desta, para estar a esta hora da madrugada já muito próximo de Lanheses, nas vizinhas freguesias de São Pedro de Arcos e Moreira do Lima, onde o tamanho descomunal das labaredas queimando mato e muito arvoredo, vai destruindo aquilo que muitos anos leva a natureza a restaurar e principalmente, deixando moradores aflitos dada a proximidade da frente de incêndio às moradias particulares! Uma noite sem dormirem, adivinha-se!

Triste imagem dada pelo público que aprecia este género de evento desportivo, ao adoptar comportamento lascivo e despreocupado, incoerente até, com centenas de pessoas em "grupinhos" fazendo "churrasquinhos" aqui e acolá muito bem regados numa interminável festa, da qual resultou o cenário dantesco que se está a verificar nesta noite! Poderá ter tido este incêndio mão criminosa! Poderá perfeitamente, no entanto, o autor do blogue crê muito resolutamente que tudo começou numa "fogueirinha" ou brasas para churrasco mal controlados, que rapidamente passou a fogo descontrolado, com a agravante do vento forte que se tem feito sentir estes dias, como veloz propagador das chamas em descontrolo!

Percorrendo as freguesias acossadas pelo incêndio, madrugada alta, o autor do blogue testemunhou a vergonha em que se transformou um acontecimento que se queria, divertido e no mínimo, festivo, para quem se deslocou aos montes em busca de um lugar para ver e ouvir carros a passar e motores a rugir e que agora, por incúria de uns poucos, poderão ser milhares os prejudicados, com a hipotética não realização destas classificativas! Quem perde? Todos! Mas fundamentalmente, perde a região que dá ao mundo, uma vez mais, porque este é acontecimento mediático reportado amplamente por toda a comunicação social, uma péssima e sinistra imagem de si, com a ocorrência deste incêndio! Caso se venha a realizar a classificativa, surgirão na TV imagens bem sugestivas dos automóveis modificados para competição, percorrendo caminhos de pó por entre encostas de negro pejadas, ao invés do tão típico e belo verde da paisagem alto-minhota...





A cruz e o inferno...


Dramático...


Dantesco!





Bombeiros de Viana do Castelo e não só, Arrifana, Espinho, Leixões, Porto e muitos populares junto a suas casas com cajados em mãos preocupadíssimos!










O vai-vem de veículos à porta do autor do blogue não cessa, especialmente muitos camiões das equipas de bombeiros polvilhando a escuridão da noite com brilhos azuis, aqueles brilhos que ninguém gosta de ver em acção...

Triste e lamentável cenário, para o autor do blogue, completamente inacreditável!


Sem comentários:

Enviar um comentário