quarta-feira, 29 de julho de 2015

ENCONTRO MARCANTE!

Muitas foram, durante estes dias de festividades vividos em Lanheses, as pessoas que conversaram por períodos mais breves ora outros mais longos, com o autor do blogue, mas de entre todas aquelas com quem este trocou palavras, ou nas ruas de Lanheses se cruzou, nunca nem alguma o marcou, como marcou o cruzar com a senhora retratada na fotografia abaixo postada. Primeiro porque os anos foram passando e fizeram a natural mossa a todos os que vivos como nós, vão envelhecendo, é certo. Em segundo porque a senhora retratada já foi figura de destaque num filme rodado nos idos de 79 e 80 em Lanheses, quando ainda era uma mulher plena de vigor, mãe, se não está em erro o autor do blogue, de dez filhos, alguns deles bem conhecidos e até amigos do autor do blogue, que daqui sem prejuízo para todos os outros saúda em particular a Natividade e o irmão Duarte. Em terceiro, porque ver a "Tivinha" nos idos de 80, filmada por Manuela Serra, a trabalhar árdua e vigorosamente no campo e em casa, criando a numerosa prole e vê-la hoje em dia nas festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, fez crescer no intimo do autor do blogue um tão profundo sentimento de ternura!






Entre ambos palavras não foram trocadas, pelos motivos óbvios e até porque esta senhora nem sequer com certeza saberá quem seja ou conheça o autor do blogue, no entanto à sua visão na rua o movimento foi automático, retirar da sacola a Fuji, dirigir às filhas a pergunta - Posso tirar uma fotografia? - as quais simpática e prontamente responderam quase em uníssono - Claro que sim! 

Homenagem seja feita a esta mulher simples, retrato da beleza que foi, e que ainda o é com o seu rosto expressivo, da mulher lanhesense; trabalhadora no campo, em casa, grande matriarca da família, para sempre imortalizada como a magra e jovem mãe da numerosa família dos Gomes, em "O Movimento das Coisas".


Sem dúvida, o encontro que mais marcou nestas festas, o autor do blogue! Ternura!


Sem comentários:

Enviar um comentário