domingo, 11 de outubro de 2015

"TRANS/MISSÃO" - TEATRO NO AUDITÓRIO PROFESSOR GABRIEL GONÇALVES

Casa mais ou menos composta numa noite de Outono típica, chuva miudinha no exterior, curiosidade e calor no interior do auditório Professor Gabriel Gonçalves, para assistirem, os presentes, a uma peça de teatro performizada por membros do projecto artístico "Visões Úteis", da cidade do Porto.

Um músico tenta escrever uma peça operática com a colaboração de um dramaturgo, mas o processo criativo parece chegar a um impasse com extrema dificuldade em integrar diferentes colaborações artísticas numa estrutura coesa e fazer da peça uma banda sonora ideal para uma revolução ansiada! Suspendendo o trabalho, dados os impasses, ambos decidem submeter as suas ideias a julgamento do público, aqui assumido como assembleia. Assistiu assim, na noite de ontem, quem estava presente a um espectáculo híbrido, algures entre o concerto, o teatro e "live art" (arte livre) fazendo espelho das marcas de identificação nacional, entre o querer fazer, mobilizar, e o não faças, deixa andar, tão tipicamente português!























Os protagonistas falando sobre o protagonista...Carlos Costa e João Martins.



Triste e aborrecido se sente o autor do blogue ao presenciar quando a meio do desenrolar do espectáculo  se levantam alguns dos espectadores e abandonam, numa total falta de respeito para com actores e o seu trabalho realizado, o auditório e, desconcentram sobejamente quem com atenção e interesse assiste à peça teatral.  Como os que gostam e estão a apreciar o que se desenrola perante o olhar, têm também, aqueles que abandonam a sala, todo o direito de não gostar ou apreciar o espectáculo teatral, no entanto o decoro e a decência intelectual obrigam a que pelo menos esperem pelo final e aí, se não quiserem aplaudir, estando não menos nesse direito, podem não aplaudir e podem negativamente criticar até; agora, abandonar precocemente o auditório quando o espectáculo vai a meio, revela no mínimo uma falta de civismo sem ímpar...

O autor do blogue, que ao princípio não estava a gostar ao que assistia, a dado momento conseguiu enquadrar o seu espírito na intelectualidade da peça teatral, para no final, aplaudir entusiasticamente o trabalho realizado e encenado por esta dupla de actores. Nela ocorrem muita e tremenda dramaturgia e uma encenação fabulosa! Recomenda!

Muito bom e com a mente já em total germinação de ideias para peça teatral a realizar pelo TAL!



Sem comentários:

Enviar um comentário