quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A CAMÉLIA DO MEU JARDIM

Oriunda do oriente, mais precisamente de terras nipónicas, ou seja do Japão e até de terras da China, é uma das espécies arbustivas de folha perene ou persistente, que mais agradam ao olhar do autor do blogue. 
Espécie que requer, para bem se desenvolver, solos muito ácidos e climas em que abundem as chuvas, ou seja, tão típicos da zona em que estamos inseridos, curiosamente, é no Inverno que se reveste de esplendor quando brotam as suas flores sem cheiro brancas ou vermelhas, mas quase perfeitas e, é norte de Portugal também, em virtude do clima, onde ocorre com mais frequência em quintais e jardins "vestindo" os mesmos de beleza sem par. 
Talvez a única, e é a opinião do autor do blogue, a única espécie que talvez lhe faça frente em beleza seja a magnólia, oriunda de terras do hemisfério norte.

O autor do blogue plantou um exemplar e é com alegria que o vai vendo crescer e pela primeira vez, neste Outono de 2015, florir!


Camellia japonica - Japoneira, como se afirma na gíria, carregada de flores e de beleza!



A bela sua flor!


Bela, verde e vermelha assim
ao vê-la lentamente crescer,
por mim plantada no meu jardim
esta camélia me faz, o olhar enternecer!



Há quem lhe chame Japoneira, há quem lhe chame Camélia, o autor do blogue antes prefere deixar aqui, nesta página virtual, uma referência à sua extrema beleza e neste caso particular, feliz pelo sucesso no desenvolvimento deste jovem exemplar.


Sem comentários:

Enviar um comentário