quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A CASA DOS DANTAS - UMA GRANDIOSA ODE AO ROMANTISMO

Uma moradia!

Poderá uma moradia servir de inspiração para um texto no blogue? Lógico que sim! Já não seria a primeira vez que aqui no blogue tal ocorria, desde o poema dedicado à Casa Grande da Meadela, até um tópico dedicado ao majestoso solar dos Almada, também ele, tal como a casa dos Dantas sito em Lanheses.

Sendo a imaginação fértil, desde que olhar contempla a fabulosa fachada do portão de acesso ao terreno que serve a moradia, com o seu imponente portão em madeira maciça, o arvoredo onde abundam vetustos carvalhos até à não menos inspiradora fachada desta casa grande, com a sua enorme varanda onde abundam os pilares em granito e nos rés-do-chão duas entradas em arco de volta completa, moldam a mente do autor do blogue e a fazem recuar dois séculos atrás em época onde damas e cavalheiros elegantemente vestidos, se passeavam por luxuriantes jardins de inegável verde beleza. Da rectilínea chaminé ao branco das fachadas e à caixilharia em guilhotina tipicamente de origem nacional, digna dos mais belos e grandiosos palácios e os seus jardins, tudo encaixa na perfeição numa esplendorosa ode ao romantismo, época em que Castelo-Brancos e Eças se a mirassem, escreveriam sem dúvidas belas novelas! Encaixaria na perfeição como cenário de obras temáticas como "Amor de Perdição" e os "Maias"...







Excelente cenário para evento cultural, mereceria esta habitação, uma das que mais apela ao olhar e ao carinho do autor do blogue, principalmente quando no seu interior também se passeia um grande amigo de quem estas linhas escreve!

Talvez um dia, quem sabe, não falte inspiração ao autor do blogue e possa sair um texto, tendo como idílico cenário a fabulosa, branca e grande, casa dos Dantas em Lanheses!

Um braço muito especial da parte do autor do blogue ao amigo que ali a habita!

Sem comentários:

Enviar um comentário