quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

TOMADA DE POSSE DO NOVO MORDOMO DA CRUZ - FESTA DA PÁSCOA 2016

Uma das maiores e das mais seculares manifestações religiosas e culturais desta aldeia é a da festa da Páscoa, na qual se abrem de par em par as portas das moradias daqueles que acreditando na fé e na religião, abrem as mesmas para que Jesus ressuscitado possa entrar em seus lares e se partilhe a Boa-Nova - Cristo ressuscitou!

Para o autor do blogue esta é uma das mais genuínas manifestações culturais das várias que ocorrem nesta aldeia, observando com tremenda agradabilidade, o modo como a comunidade lanhesense a vive com real efusividade! São muitos os abraços trocados entre familiares e amigos, saem dos roupeiros das damas as mais variadas "toilettes" novas a estrear, nos cavalheiros muito fato e gravata desfila pelos caminhos da aldeia, seguindo o Compasso Pascal ao som do tamborilar saído dos bombos tocados pelos elementos do grupo de Zés P´reiras que vão também, percorrendo todos os caminhos da aldeia noticiando a Boa-Nova e alegria às hostes trazendo!

Mas festa da Páscoa para ser festa da Páscoa, em Lanheses, e à semelhança de outras aldeias alto-minhotas, tem no Mordomo da Cruz a sua personagem mais icónica e, o novo mordomo, tomou hoje posse na Igreja Paroquial em cerimónia presidida pelo senhor pároco Daniel Silva e coadjuvado pelo anterior Mordomo da Cruz, que agora cessa funções.

Manuel Baptista Franco Rodrigues, ilustre proprietário do afamado "Tasco do Néu" e sua esposa Alice, amigos do autor do blogue que do seu estabelecimento comercial é cliente, são os novos Mordomos da Cruz para o próximo ano, como atestam as fotografias abaixo postadas, cedidas pelo genro Miguel, a quem o autor do blogue agradece, tomando posse em cerimónia simples, mas de beleza tão característica.








A troca das vestes...


A troca de "testemunho".











O novo Mordomo da Cruz - Manuel Baptista Franco Rodrigues


Para a posteridade.







Conhecendo como o autor do blogue conhece o Manuel Baptista, com o seu porte físico imponente e com a sua potente e grave voz, dono e senhor de uma personalidade vincada e muito forte, muito sua, muito própria; o autor do blogue sabe-o de antemão, será perfeito no desempenho das funções de importância suma que agora aceitou e lhe foram atribuídas para que mais uma festa da Páscoa (e não só) se viva em comunidade e como esta comunidade merece, grandiosamente!!!

Ao Baptista e à esposa Alice, o autor do blogue endossa daqui, um caloroso cumprimento e um tremendo voto de muito sucesso e felicidade na missão que se propõem cumprir!

Bem hajam! Felicidades!


Sem comentários:

Enviar um comentário