domingo, 24 de abril de 2016

NA ROTA DOS TRÊS TRATADOS - ONLINE & LIVE PELO NORDESTE I

Pela rota dos três tratados, Alcanizes, Zamora e Tordesilhas!

A base escolhida para exploração desta rota fabulosa, em termos históricos, e em termos naturais também, foi a cidade de Miranda do Douro e o autor do blogue não podia estar mais certo ao optar por tal escolha! 

Viajar pelo reino maravilhoso, onde a urze é rainha, o granito rei, onde a águia e o abutre pairam nos céus numa planada valsa sem fim e ao fundo o Douro rompendo as entranhas da terra rasgando as entranhas das arribas e encostas graníticas da Meseta Ibérica, a humano olhar como castanho olhar de quem estas linhas escreve, maravilha...maravilha!

Serpenteando por estradas de prazer, deixando por momentos Portugal e o reino maravilhoso a chegada a Alcanizes, Alcañices, em espanhol, onde em 12 de Setembro de 1297 os soberanos de Espanha e Portugal, respectivamente D. Fernando IV e D. Dinis, celebraram este tratado de paz e de fixação de fronteiras. 

De suma importância, para o autor do blogue, uma paragem aqui, neste lugarejo, que hoje em dia não passa de um lugarejo perdido na raia, onde lhe restam desses tempos áureos, uma torre sineira e quase nada do antigo casco muralhado. Algures, junto à oficina de turismo, fechada a Sábados e Domingos refira-se, porque à semana é que o viajante deve visitar Alcanizes, uma placa mencionando e comemorando os setecentos anos passados da celebração deste tratado.


































Pese embora alguma decepção pelo algo descaracterizado estado em que se encontra Alcanizes, talvez esteja o autor do blogue errado ao pensar deste modo, tal vila, pelo tratado histórico ali celebrado, não mereça ser diferente ou estar, daquilo que é ou está; ocorre de novo a entrada no reino maravilhoso e o olhar embevecido, comove-se com a beleza que terra dos lusitanos tem para mostrar, mesmo ao mais distraído dos viajantes, quanto mais ao mais atento, como o autor do blogue!

Mirando do Douro está logo ali, a dois passos da fronteira, na raia e recebe o autor do blogue, mais bela que nunca! A natureza aqui é rainha, entre homens usando trajes andróginos e batendo paus num rodopio interminável! A capa de honra estende-a Miranda, ao autor do blogue, por sua vez o mesmo autor, estende-lhe a capa do encantamento, do carinho e da maravilhosa, como o maravilhoso reino, da comoção!

















Percorrer o seu centro histórico é mergulhar no tempo dos nossos ancestrais povos celtas, e torna-se um deliciar cada passo, que cada pé dá, pelas suas ruelas graníticas. Uma ode à ruralidade e cultura rural!











































































E depois, ao final de uma jornada maravilhosa, no maravilhoso reino, isto...





Um luar tão forte, um luar tão divino, tão brilhante, tão maravilhoso, como maravilhoso é este reino...




(continuará a ser actualizado)

Sem comentários:

Enviar um comentário