domingo, 24 de julho de 2016

TANTA TERNURA NUM ROSTO SÓ...

Encontros acontecem que se tornam inesquecíveis! Entre os dois rostos que surgem na fotografia abaixo postada, ocorre um intervalo de tempo de mais de setenta anos; uma vida, dirão muitos, muita vida pensa o autor do blogue, e é com esta fotografia que o mesmo se despede das Festas de Lanheses, após, para ele, este encontro marcante!

Na fotografia o leitor(a) pode visualizar em grande plano dois rostos, o da direita transmitindo o vigor e a alegria tão característicos da juventude, o da esquerda, transmite ao autor do blogue, uma estranha mas reconfortante sensação de ternura e de carinho, tão marcadamente conotado com a (vamos escrever entre aspas) "velhice", pois esta senhora, tão estranha para o autor do blogue, como tão estranho não menos ele o será para ela, com o seu rosto doce e o sorriso amável, ternurento, despertou no mesmo autor sentimentos de emoção e de comoção!

Sabe-lhe um apelido, "Tia Quinhas", talvez assim se escreva, ou talvez não, sabe dela pouco mais que um punhado de frases transmitidas por familiares seus, restando na mente do autor do blogue mesmo perante tanto desconhecimento, a doce lembrança de encontro tão aprazível, com uma das pessoas (certamente) mais idosas desta aldeia, uma verdadeira anciã, que o pesar dos bem pesados noventa anos, não lhe cometem no corpo leve e desenvolto, as agruras que a outros cometem!


Belíssima de se ver, tão doce a conversa com ela!




Que infindáveis estórias terá esta anciã para contar? Quanta vida para ser relata e deixada escrita? Quantas noites em Lanheses passadas e quão pesado fardo o dos anos de trabalho?

Final de dia rico, para o autor do blogue, não esquecendo a doce velhinha ágil de corpo e nos gestos a rodopiar sobre si, olhando para trás, no ar levantando a mão calejada e curtida por muitas décadas de trabalho, acenando um adeus, um adeus tão doce e ternurento como doce e ternurento é o seu rosto...


Sem comentários:

Enviar um comentário