terça-feira, 30 de agosto de 2016

E PORQUE NÃO O CARRO DO CÂNTARO?

A rainha das romarias findou-se, já lá vão uns dias, pensará o leitor(a) e está certo, tão certo como a água que corre no rio e vai desaguar ao mar; mas, na memória do autor do blogue ficam os dias de festa, de uma festa, ou melhor ainda, de uma das melhores edições da Romaria d´Agonia, das que o autor do blogue já assistiu! E foram só três pequenos dias...

Uma moldura humana tremenda durante três "pequenos dias", tão pequenos mas tão pequenos, que festividade assim mereceria no mínimo uma semana de "sete pequenos dias", dias esses que mesmo assim, pois, seriam certamente, pequenos; cerca de um milhão e setecentas mil pessoas passaram e passearam-se pelas ruas e ruelas da Princesa do Lima, um colorido inigualável, o traje à Vianesa, a tremenda beleza da mulher alto-minhota, um frenesim tremendo de sons e de odores, onde Reis e Rainhas desta edição foram os Gigantones e cabeçudos, rodopiando de forma caricata ao som do troar dos bombos tocados pelas mãos dos elementos dos grupos de Zés p´reiras!






O desfile de mordomia, o traje à vianesa, as bandas de música, os bombos, as procissões e demais actos de fé, a ribeira em festa, os tapetes coloridos de sal, as iluminações nocturnas, a serenata uma ode ao amor, o beijo do gigantone, as feiras francas e número maior o cortejo histórico e etnográfico, este ano sob um tema vastíssimo para ser explorado, Gigantones e cabeçudos!

E aqui um solene sentimento de tristeza, por entre tantos e tantos carros alegóricos, alusivos às mais variadas freguesias do concelho, em tão monumental desfile, não participar o carro do cântaro representando esta tão nobre e riquíssima, em costumes e tradições, aldeia de Lanheses!

Porque não o carro do cântaro? 
Porque teimar em não representar com orgulho, brio e profundo bairrismo, a génese, tradições usos e costumes ancestrais de uma das mais e ainda mais ruralizadas aldeias do concelho, perante o olhar sôfrego de centenas de milhar de pessoas que todos os anos e edições assistem a este número grandioso, espalhadas pelas avenidas de Viana do Castelo?

E onde desfilam os rostos das belíssimas mulheres de Lanheses, nesta majestosa passadeira de verdadeira mostra cultural? Pelo que o autor do blogue pôde presenciar, com o seu olhar, desfilaram distribuídas pelos quadros referentes à vizinha freguesia de Vila Mou, que uma vez mais e muito bem, afirma peremptoriamente o autor do blogue, se fez representar com o de mais e melhor que caracteriza a sua matriz cultural.

Estes belos rostos seriam dignos, envergando o não menos belo traje de terras de Lanheses (não menosprezando a citada anteriormente e vizinha freguesia), seriam dignos como se escrevia, de desfilarem em tão afamada e imponente passadeira, representando a sua terra natal, a freguesia de onde orgulhosamente são oriundos, Lanheses! Secundando ou antecipando um dos sempre e mais aclamados carros alegóricos de tão alegórico cortejo, o carro do CÂNTARO de LANHESES!

E onde estão os muitos fatos de trajar, espólio do afamado Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, que poderiam ser envergados, através de responsável empréstimo, por sete, (SETE) belíssimas lanhesenses de gema, dos "quatro custados" como se afirma na gíria, que com orgulho desejavam desfilar pela passadeira vianense e disso se viram impossibilitadas por não terem o que envergar?

Algumas perguntas ficarão sem resposta, normal, ou não, não compete a quem escreve julgar, mesmo tendo a sua opinião. Outras exclamações, necessitarão para próximas edições, nesta mostra cultural, de atitude enérgica e responsável, para que de uma vez por todas orgulhosamente se grite, enquanto se desfilam os usos e costumes ancestrais desta aldeia por tão afamadas avenidas:

- ESTAMOS AQUI! SOMOS, E ISTO É, LANHESES! 


Belíssimas!


E NEM UMA "CARREIRA(DA)" em Ponte de Lima, cuja edilidade desde sempre lidou muito mal com o sucesso das festas maiores do distrito, a romaria das romarias (lamentável e grosseira a atitude em noite de Domingo), afastou vianenses e forasteiros da sua sempre e bela Princesa do Lima e das festas em honra da sua padroeira. Senhora d´Agonia!

O carro do cântaro, voltará a desfilar pelas avenidas de Viana do Castelo, em breve...

- ISTO É LANHESES!


1 comentário:

  1. O carro do cântaro? Sim,merecemos!
    Temos que lutar mas vamos vencer, em breve teremos um lugar digno nas grandiosas festas da Senhora Da Agonia...

    ResponderEliminar