domingo, 11 de junho de 2017

FESTIVAL DO GARRANO - PAÇO DE LANHESES

Decorreu no frondoso pátio do Paço de Lanheses o primeiro festival do garrano, uma parceria entre a recém criada Associação do Garrano, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Universidade de Sorbonne entre outras associações de estudiosos, nomeadamente do mundial clube do pónei, tendo como objectivo o fomento, preservação e promoção daquela que é a raça de pequeno cavalo autóctone das terras de Alto-Minho, Minho e Trás-os-Montes.



Raça de equídeo semi-selvagem, o garrano dada a sua diminuta estatura não é considerado, como os seus primos maiores, um cavalo, antes sim, um pónei. Por isso, esta muy nobre associação foi criada com o valeroso e sempre intrépido espírito empreendedor de D. Lourenço d´Almada, anfitrião em sua casa, recebendo com aquele sorriso icónico a que a todos já habituou, todos também que desejassem assistir a este festival, refira muito particularmente, o autor do blogue, digno de ser observado, dada toda a beleza a ele inerente, com o imenso orgulho de se estar a promover uma raça de animal, autêntico património natural da zona geográfica em que todos nos inserimos.


Não se pense erroneamente que o garrano não serve para os mais variados usos, antes pelo contrário, com este festival, realizado depois de um seminário, onde participaram até elementos vindos do Japão e da Finlândia, se provou e se demonstrou que desde actividades com crianças até à belíssima e elegante dressage, o garrano pode ser utilizado e muito bem para uma infindável série de fins. O autor do blogue, depois de receber aquele caloroso e sempre forte abraço de D. Lourenço d´Almada, fotografou exaustivamente este espectáculo de uma beleza extraordinária e o resultado segue nas variadas fotografias que se abaixo se postam.


MOMENTOS DE EXTRAORDINÁRIA BELEZA!



























































































IDEAL PARA CRIANÇAS!








































ARTE E EMOÇÃO!




































































































COMPETIÇÃO EQUESTRE!





















































DRESSAGE! TANTA BELEZA...






































































EXTRAORDINÁRIA BELEZA E ELEGÂNCIA!




























































FINAL.



















Foi um espectáculo marcado por beleza e elegâncias singulares e o autor do blogue felicita todos os que participaram e por este primeiro festival do garrano muito fizeram, em especial a Lourenço d´Almada, a quem um emocionado autor do blogue cumprimentou com forte abraço no final deste evento, e que muito se orgulha de o ter no seu lote de amigos!

Parabéns! Para o ano, seria fenomenal que da parte da população lanhesense houvesse tremenda aceitação e afluência aos jardins e pátio do solar do Condes d´Almada, porque para além de se estar a promover património natural minhoto o certame vale pela sua extraordinária beleza...


Lourenço, aqui mais um abraço, sentindo muito orgulho de si!




Sem comentários:

Enviar um comentário