terça-feira, 22 de agosto de 2017

Viana, princesa do Lima e Lanheses de mãos dadas! Emoção...



Viana minha terra amada
que te trago no coração
com Lanheses de mão dada
em mim provocas tamanha emoção!



Assim começa o autor do blogue, a descrever a doce sensação que é a de ter visto em Viana do Castelo, princesa do Lima, Lanheses, esta aldeia que ama, tão bem representada nos vários dias de festividades em honra da Senhora d´Agonia, romaria das romarias, deste cantinho à beira-mar plantado!

Desde logo no desfile de grupos folclóricos, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra abaixo, dando graças e mostrando todo o esplendor da cultura tradicional lanhesense, tendo culminado num dos mais falados e aclamados registos destas festas, quando Verónica Silva é pedida em noivado por Bruno Rodrigues, um lanhesense dos quatro costados, perante vasta multidão, surpreendida, refira-se sobre um tremendo e gigantesco coro de aplausos, vivas e assobios! A ambos o autor do blogue deseja a maior das felicidades e um sincero voto de felicitação ao Bruno, por tal ousadia assim como por tal brilhante ideia, sem deixar de lado todo o romantismo, ao momento, inerente.


Viana e Lanheses são Amor!!!


E se no ano que passou, o autor do blogue foi bastante critico quanto ao facto de Lanheses não se fazer representar naquele que é o mais aclamado e grandioso número cultural destas festividades, o cortejo histórico-etnográfico; neste ano que se vive, o autor do blogue afirma peremptoriamente - Muito bem - ao ver esta aldeia, fazer representar-se tão bem com um carro alusivo à representação dos barqueiros do Lima onde não faltaram, no interior da barca, dois russos (porcos), os barqueiros e as mordomas, representação muito bem conseguida daquilo que era o transporte no Lima de antigamente. Antecedidos e precedidos por vários elementos desta comunidade, muitos deles afectos ao grupo folclórico da Casa do Povo de Lanheses, outros não, embora não menos afectos em coração à comunidade a que pertencem!





Fotografias gentilmente cedidas por alguém...


O autor do blogue ficou siderado e maravilhado ao vê-los na curva à direita ao fundo da grande avenida, rumo ao Campo da Agonia, e mais maravilhado ficou ao vê-los passar junto a si.

Tremenda emoção ao ver os seus conterrâneos, alegres, felizes e cantando...


Um tremendo - bem haja - para todos sem excepção, mesmo que o tremendo carro do cântaro não tenha desfilado pelas ruas da princesa do Lima, muito especialmente ao amigo Carvalhido, que, depois de lhe "passarem a bola para as mãos", atitude normal em quem está desprovido de ideias e dinâmica lhe falta, desculpem o desabafo, organizou tão belo quadro, em representação de uma das mais ilustres aldeias deste concelho, Lanheses! 


Recebam todos o abraço caloroso e sorridente do autor do blogue!


Sem comentários:

Enviar um comentário