segunda-feira, 7 de agosto de 2017

XXXVIII FESTIVAL FOLCLORE DA CASA DO POVO DE LANHESES



Noite de sábado, ventosa quanto baste, mesmo assim não afastando muitos dos membros da comunidade para assistirem a mais uma edição do afamado e aclamado, festival de folclore organizado pela Casa do Povo de Lanheses.

Há já muitos anos que o autor do blogue não assistia, com alguma tristeza sua, a este acontecimento cultural, um dos mais ricos, em sua opinião, dos variados que acontecem nesta aldeia, quer em termos de diversidade, vejam-se os grupos participantes, alguns vindos de vários pontos do globo terrestre, quer em termos de qualidade, deliciosa a mestria como os elementos destes grupos executam, cantam e elevam as tradições orais e de comunicação do corpo alusivas a cada país, através da voz e da dança. Belíssimo!

Ao contrário do que costuma acontecer, trocou-se nesta edição o frondoso pátio do paço dos Condes d´Almada, cenário de espectacularidade fenomenal, pelo adro da Igreja Paroquial, com cenário montado por alguns dos elementos do grupo folclórico da terra, tendo a preciosa ajuda também, de outros membros da comunidade, numa alusão e representação figurada do brasão da aldeia, desculpem o alerta que se segue, pelo menos aqueles mais distraídos, mas faltou o pelourinho sito no jardim do paço de Lanheses, que figura no já referido brasão, juntamente com o cruzeiro!

Perante uma plateia muito bem composta, onde não faltaram, entidades oficiais, com meia-hora de atraso, face às 21:00 horas anunciadas em cartaz e após um desfile de grupos, que não parecia um desfile, mais um amontoado de peregrinos a caminho da serra d´Arga, facto a corrigir,  o espectáculo cultural começava e de maneira estonteante, com o primeiro dos oito grupos folclóricos anunciados no cartaz sob uma tremenda ventoínha de vento fresco vinda do céu!

















A beleza do traje minhoto...


BERNG E-SARN BAND DE RAJABHAT MAHASARAKHAM UNIVERSITY - TAILÂNDIA















































GRUPO FOLCLÓRICO "OS PESCADORES DE TANCOS" - VILA NOVA DA BARQUINHA































FOLKLORE ENSEMBLE HORNÁD - KOSICE - ESLOVÁQUIA

























































































GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE VÁLEGA - OVAR














































RANCHO FOLCLÓRICO DE SÃO MIGUEL-O-ANJO - VILA NOVA DE FAMALICÃO






















ASOCIACIÓN FOLKLÓRICA ESTAMPAS NORTEÑAS - ARGENTINA

































































































BALLET FOLKLÓRICO DEL BIO BIO (BAFOBIOBIO) - CHILE






























































































GRUPO ANFITRIÃO - GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE LANHESES











































PALAVRAS DA ORGANIZAÇÃO E MOMENTOS DE HOMENAGEM



























HORA DA DANÇA...RIQUEZA VISUAL!









































































Ó comadre...




























NO FIM O - VIRA GERAL!







O autor do blogue endossa daqui um voto de felicitação pela organização e forma como foi apresentado esta espectáculo cultural, a todos os elementos e direcção do grupo folclórico da Casa do Povo de Lanheses, que uma vez mais, não deixou os seus créditos por mãos alheios e presenteou a comunidade lanhesense com tremendo festival de luz, cor e som!


Até para o ano!


P.S. - A postagem de imagens não segue obrigatóriamente o alinhamento de grupos, pormenor técnico da parte do blogger ao qual o autor do blogue é alheio! Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário