terça-feira, 26 de março de 2013

A SIC ERROU...LANHESES MERECIA MAIS!

O autor do blogue ficou um tanto ou quanto pasmado, quando ao ver a reportagem que o canal de televisão privado SIC pôs no ar no programa "Jornal da Noite" de ontem à noite sobre Geraz do Lima e sobre o trabalho de um grupo de nove jovens que estão no terreno desenvolvendo acções que fomentem o empreendedorismo, ao abrigo do programa "Geraz com Querença".
 
Quanto ao grupo de nove jovens e o trabalho que estão a desenvolver no âmbito das competências que adquiriram no curso superior que frequentaram, assim como quanto a Geraz e o seu programa de promoção e de desenvolvimento, o autor do blogue nada contra declara, antes pelo contrário, muito valoriza, apoia e admira! Até já o publicitou aqui no blogue!
 
No entanto, a reportagem que passou em horário nobre, para eventualmente quem o desconheça, desvaloriza total e ignorantemente Lanheses (com conivência jornalística dos operadores que montaram a peça) e todo o vasto património cultural que tem sido pensado, idealizado e a cabo levado, enfrentando muitas dificuldades, muitas barreiras, por vezes até criticas ferozes vindas de onde menos se esperam, para que um trabalho árduo mas prolífero, venha a dar os seus frutos como tem vindo a dar em Lanheses, aldeia que nos últimos anos tem enfrentado uma saudável e silenciosa revolução cultural! Lanheses já não é tímida, Lanheses já não se esconde atrás das silvas que há uns anos cresciam anarquicamente por todo o lado, Lanheses já não se esconde nas ruas desarranjadas, já não se esconde na falta de oferta cultural, antes pelo contrário! Lanheses a cada dia e a cada hora que passam, mostra-se mais e mais orgulhosa da sua cultura e com orgulho mostra toda a sua génese e todo o seu vasto património cultural e social!
 
Ora, na reportagem que a SIC passou, apresentou uma série de montagens de imagens em vídeo de modo a complementar o trabalho que está a ser realizado em terras de Geraz com uma miríade de imagens do grupo de cantadeiras de Lanheses e da bela travessia do rio Lima a bordo do mítico água-arriba, associando estes números culturais a Geraz, erradamente diga-se. Ainda por cima desfasadas no tempo, pois as cantadeiras, o água-arriba e os grupos de jovens quer no barco puxado à vara como antigamente, por Mestre Caninhas, quer em terra, jubilando com as cantigas entoadas pelas mulheres de Lanheses que constituem o grupo de cantadeiras, ou seja, com esta tremenda mostra cultural, fizeram-no aquando da visita a Lanheses e ao seu Ecomuseu, no âmbito do programa ERASMUS, como aqui no blogue nessa data foi referido, e não em relação a Geraz do Lima e ao programa "Geraz com Querença" associado ao trabalho que esses nove jovens licenciados estão a executar e talvez muito bem!
 
A reportagem no "Jornal da Noite". Terá de ver quase todo o vídeo!
 
 
O autor do blogue abominou ver em horário nobre a injustiça feita jornalisticamente a esta terra, à sua cultura e tradições e, fundamentalmente, ao trabalho que vem sido, de há tempos a esta data, realizado pela edilidade e por toda a freguesia com muito esforço, por vezes com necessidade de se transporem barreiras quase intransponíveis!
 
Mas que têm sido, corajosamente transpostas!
 
O autor do blogue, e é somente a sua opinião, valerá o que vale para quem quer que valha, acha a reportagem mal produzida, composta com imagens desfasadas entre si no tempo, podendo levar muitos que hipoteticamente o possam desconhecer, a conclusões erradas e Lanheses, no seu entender, merecia mais, ou talvez, esta reportagem assim moldada, não o merecia! Era tempo de a SIC vir a Lanheses e fazer uma reportagem publicitando devidamente todo o seu potencial, quer turístico, quer ambiental, quer cultural e social, enquadrando nela como é correcto, o grupo de cantadeiras e o água-arriba!
 
Infelizmente é a televisão que temos...
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário